O Uso de Crachá é Obrigatório nas Empresas?

O uso de Crachá nas empresas, em geral, não é obrigatório por lei. Mas existem dois casos em que a obrigatoriedade deste uso existe, de acordo com a Norma Regulamentadora 11 (NR 11) da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Veja a seguir quais são eles.

O primeiro caso é que o empregador pode utilizar seu poder diretivo para estabelecer a obrigatoriedade do uso de crachá. Resumindo, é da empresa a prerrogativa de determinar se seus colaboradores devem usar crachá ou não, bem como as regras para o uso do mesmo. E caso sejam descumpridas, o colaborador poderá ser penalizado por meio de advertências ou suspensões. Por isso, ele deverá respeitar as políticas internas da empresa referentes a isso.

O segundo caso diz respeito às empresas de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. A NR-11 diz que “os operadores de equipamentos de transporte motorizado (…) habilitados só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível”. Ou seja, o uso de crachá é obrigatório para motoristas de empilhadeiras, guinchos, guindastes etc.

O que realmente importa?

A legislação de fato prevê a obrigatoriedade do uso de crachá nos dois casos acima. Contudo, é inegável o fato de que o crachá é mais que um meio de identificação rápido e eficiente. A tecnologia ampliou as suas aplicações, sendo que muitos crachás hoje podem ser usados também para controle de acesso e registro de ponto. E isso tem facilitado a vida das empresas e seus colaboradores, além de trazer mais segurança a todos.

Pensando nisso, o que realmente importa não é apenas o que diz a legislação sobre o assunto, e sim que o crachá é uma solução essencial à cultura organizacional de sua empresa. Então, conscientize-se e conscientize seus colaboradores sobre a importância do uso dele. Afinal, não se trata de burocracia e sim de avanço organizacional.

Portanto, seja o uso de crachá por decisão de sua empresa ou para cumprir a legislação, conte com a EXXPRESS, empresa líder na fabricação de crachás, que também oferece soluções personalizadas para atender quaisquer necessidades em identificação pessoal.

FONTES:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *