Rebranding dos Crachás da Microsoft

A Microsoft, empresa fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, atualmente é líder no desenvolvimento de softwares e recursos tecnológicos. Como parte da gestão estratégica e administrativa, ela faz o uso de crachás há muito tempo e reconhece o valor e benefícios que esse item agrega às companhias.

Alguns anos atrás, o que era para ser apenas uma distração de um funcionário, se transformou em uma mudança significativa dentro da transnacional…

Para saber mais sobre essa história e descobrir como detalhes simples podem fazer toda a diferença nos ambientes corporativos, continue lendo esse artigo!

Os crachás de identificação da Microsoft fazem parte da cultura dos funcionários. O “Blue Badge”, em português “Crachá Azul”, teve seu modelo redesenhado e modernizado graças a uma atitude criativa e despretensiosa de um funcionário.,

Em 2014, Ahmet Alp Balkan, engenheiro de software da Microsoft, em um momento de tédio decidiu redesenhar o modelo de crachá dos funcionários da empresa. Sem imaginar o que estaria por vir, ele simplesmente pegou um pedaço de papel e começou a rabiscar. Depois de algumas horas, havia criado um design totalmente novo e publicou o resultado como “O Distintivo Azul – Reimaginado” em seu blog.

Foto reprodução https://ahmet.im/blog/microsoft-employee-badge-redesign/

Até então, o crachá atual possuía alguns aspectos que não o agradava. Em primeiro lugar, tudo estava alinhado à esquerda e esse desequilíbrio o incomodava. Em segundo, ele não estava satisfeito com a foto que havia tirado em seu primeiro dia de trabalho.

A pessoa que tirou a foto estava encarregada de fotografar centenas de funcionários em poucas horas e não havia tempo para tirar várias e escolher a melhor. E, por último, a impressão não possuía uma qualidade muito boa.

Esses foram os aspectos que o engenheiro de software procurou melhorar em sua criação. O resultado está nas imagens abaixo:

Foto reprodução https://ahmet.im/blog/microsoft-employee-badge-redesign/
Foto reprodução https://ahmet.im/blog/microsoft-employee-badge-redesign/

O lado da frente passou a conter apenas o básico que é preciso saber ao olhar para o distintivo. O primeiro nome é destacado com um peso de fonte mais pesado do que o sobrenome e abaixo está o logotipo da Microsoft, que devido a magnitude da empresa, é facilmente reconhecido por qualquer pessoa. Na opinião de Balkan, as fotos dos funcionários deveriam ser escolhidas e fornecidas por eles e, de preferência, utilizar um fundo sólido.

O número do empregado passou a fazer parte do lado de trás do cartão, pois pode ser algo sensível para alguns colaboradores e não havia a necessidade de ser exposto na parte frontal. O novo visual minimalista conquistou os corações de todos dentro da Microsoft, além de externamente ter sido notado também pelo Hacker News, Designer News, Reddit e muitas outras plataformas.

A essa altura, o engenheiro de software já se sentia orgulhoso pela sua criação, porém não imaginava que, mais tarde, a Microsoft anunciaria internamente que o rebranding seria aderido e todos os funcionários receberiam crachás com o novo design! 

Balkan relatou que foi um grande prazer ter projetado algo que todos os seus colegas carregam com eles para trabalhar, todos os dias. Mais de 100.000 colaboradores da Microsoft, agora, se orgulham de usar seus crachás.

Apesar de ter havido poucas mudanças no design proposto, a ideia principal se manteve a mesma. Na imagem abaixo está a comparação entre o design que Balkan criou e o que foi adotado pela Microsoft.

Foto reprodução https://www.geekwire.com/2015/the-new-microsoft-even-the-blue-badges-are-getting-a-redesign/

Os novos crachás receberam os nomes dos funcionários alinhados com a marca, ao invés de ao centro. Ao lado do logotipo, também foi adicionado o nome da empresa. “Estou muito feliz que essa mudança esteja finalmente acontecendo”, disse Balkan.

De fato, essa transformação foi muito significativa, afinal, incentivou os funcionários, aumentou a confiança e autoestima deles, além de ter contribuído para a melhora do ambiente de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela corretora e consultoria de seguros Aon, que contou com a participação de mais de mil organizações em todo o mundo, obteve mais de 8 milhões de respostas e abrangeu mais de 60 setores, revelou que o engajamento no trabalho vem subindo em comparação aos anos anteriores e o que o bem-estar de funcionários contribui para que eles entreguem mais do que o esperado.

Isso é um sinal de que as empresas estão, cada vez mais, entendendo o verdadeiro valor de investir em aspectos que motivem seus colaboradores e que pequenas mudanças, como o rebranding de crachás, já é o suficiente para melhorar o desempenho das equipes.

Fica a dica para líderes de companhias: funcionários que trabalham mais felizes, inspirados e se sentem inseridos nas empresas, trazem resultados mais satisfatórios!

Se gostou desse artigo, não deixe de conferir outros conteúdos com temas relacionados:

Crachás criativos viram tendência em empresas

Entenda a importância de manter os funcionários motivados no ambiente organizacional

Crachás Modernos – Transformação no design de crachás

A História do Crachá

Caso tenha interesse em nossos serviços, faça um orçamento rápido. Estamos à sua disposição!