Crachás criativos viram tendência em empresas

Você já ouviu falar em crachás criativos?

Esse novo estilo está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas e chegou para romper com a ideia de que elementos descontraídos não combinam com ambientes profissionais!

Nesse artigo vamos abordar todos os aspectos referentes a esse tipo de crachá. Se ficou interessado(a), é só continuar lendo!

O que são crachás criativos?

O crachá criativo é uma evolução do crachá moderno. Antes, as empresas priorizavam dois tipos de crachás: os funcionais e os que fortaleciam a identidade visual da companhia. 

Mas agora, o crachá criativo surgiu como uma forma de complementar o ambiente de trabalho, reforçando o cuidado da empresa com os colaboradores, mesmo que adotando um elemento mais informal do que o convencional.

Esse tipo de crachá utiliza artes mais complexas em seu layout e, por isso, demanda uma atenção maior durante o processo de criação e produção quando comparado aos crachás convencionais.

Características

A principal característica do crachá criativo é a capacidade de integrar o colaborador ao ambiente em que ele está inserido de forma lógica e que agregue significado à empresa. Nele pode ser incorporado elementos que estejam associados ao ambiente empresarial, produtos fabricados pela companhia ou até mesmo a personalidade dos funcionários.

Nesse estilo de crachá, algo que chama a atenção no layout é a quebra das margens. Apesar de respeitar o espaço ideal para que nada importante seja descartado durante o processo de corte, o modelo não é mais restrito às linhas retas e caixas quadradas dentro das margens.

Além disso, também não utiliza mais a clássica foto 3×4. No crachá criativo, as fotos podem possuir os mais variados tipos de corte, diferente dos padrões convencionais.

Há casos em que a foto em si se torna o foco principal no layout final, sendo possível adicionar elementos de design que passam tanto por trás, quanto pela frente das fotos. Trabalhar com texturas, degradês ou até mesmo transparências também se torna viável nesse estilo de crachá.

Com tantas opções de criação, é preciso se atentar para que o resultado tenha coerência com a identidade visual da empresa solicitante.

Para quais tipos de empresas os crachás criativos são indicados?

Muitas empresas ainda não aderiram a essa nova tendência contemporânea pelo fato de não conhecerem esse estilo ou não saberem que ele é possível ser feito.

Porém, é importante ressaltar que o crachá criativo nem sempre se encaixa em todas as instituições ou organizações, pois por ser mais divertido, as vezes não segue a linha das empresas que possuem um perfil mais conservador.

Assim, é importante que o vendedor analise o perfil do cliente para sugerir as melhores opções de designs e layouts coerentes com a empresa. Para as companhias que não possuem identidade visual definida, cabe ao criador desenvolver e sugerir um projeto que agregue sentido à organização.

Requisitos para aderir ao crachá criativo

Para fazer um crachá criativo, o cliente precisa disponibilizar uma foto com a melhor resolução possível. Desse modo, talvez seja necessário realizar um ensaio fotográfico mais específico, para conseguir fotos profissionais de alta qualidade.

Personalização

O crachá criativo oferece inúmeras opções para o uso de cores. Porém, é recomendável que a escolha delas não comprometa a informações básicas inseridas no crachá e que esteja de acordo com as cores utilizadas pela empresa em questão.

Além do mais, também é possível personalizar o cordão seguindo a identidade visual utilizada no crachá, deixando esse item ainda mais exclusivo.

Quais são as vantagens dos crachás criativos?

1- Humanização

Além, é claro, de auxiliar no controle e segurança dentro do ambiente corporativo por meio da identificação, o crachá criativo se destaca por ainda proporcionar humanização, integração, descontração, sensibilização e aquecer o relacionamento interpessoal e também profissional.  

2- Aumenta o rendimento da equipe

A aproximação da empresa com os funcionários ajuda a construir uma relação de confiança e fidelidade, pontos que auxiliam para a elevação da satisfação e felicidade no trabalho. Fazer com que os colaboradores se sintam, de fato, parte da equipe é uma excelente forma de também incentivá-los a gerar mais resultados positivos. 

3- Influencia possíveis clientes na tomada de decisão

Os crachás criativos chamam a atenção devido ao design e layout inovador, desta forma, também contribui para que potenciais clientes que visitem a empresa reconheçam o potencial da companhia pelos crachás, pois demonstram o cuidado e a sensibilidade da empresa com os funcionários.

4- Dimensiona e informa o colaborador

Grandes empresas possuem milhares de colaboradores que ajudam a fabricar determinados produtos, porém, por só presenciarem parte da produção, muitos funcionários não imaginam qual é o produto final que estão contribuindo. Assim, o crachá criativo pode conter as figuras dos produtos fabricados junto a foto do funcionário, para que ele entenda e mensure seu próprio trabalho.

5- Colabora com o marketing externo e interno

Sobretudo, a escolha dos crachás criativos e do cordão também colabora para a divulgação da empresa. Pelo fato de o utensílio ser usado no pescoço, o logotipo fica bastante visível e, assim, onde quer que os colaboradores transitem, as pessoas ao redor podem reparar na marca estampada no cartão.

6- Aumenta a autoestima do colaborador

Indo mais afundo, ainda podemos relacionar o crachá criativo com a autoestima do colaborador, pois é um elemento que ele verá todos os dias enquanto trabalhar na empresa, logo se for algo que o agrade visualmente, contenha uma foto que ele goste e temas que fazem sentido para ele, isso pode aumentar a satisfação consigo mesmo e, consequentemente, o envolvimento dele com a empresa.    

Crachás do time Exxpress

Nós também decidimos seguir essa tendência e aderimos aos crachás criativos. O resultado não poderia ter sido diferente: excelente!

Decidimos enfatizar a personalidade de cada funcionário no crachá, por isso, cada um escolheu elementos que faziam parte dos seus gostos individuais. Apesar de cada crachá conter temas distintos, ainda há componentes em comum que os unificam.

Gabriel Eugênio, colaborador da nossa empresa ressaltou que as personalidades dentro do nosso time são muito diferentes, por isso ter a oportunidade de reconhecer e identificar as pessoas além do que está escrito no crachá é muito bom.

Ele mesmo fez o desenho de um prédio para compor o tema de seu crachá, pois diz possuir afeto positivo pelo local ilustrado no cartão, logo, transmite um sentimento bom sempre que olha para ele.

Outras empresas

Esse estilo também foi adotado por empresas como a PepsiCo, Kopenhagen e a Ambev, em que os crachás de cada colaborador continham a foto da pessoa com o produto que ela mais gosta fabricado pela empresa.

Se você se interessa por assuntos como esse e quer saber mais sobre temas relacionados, confira outros artigos:

Entenda a importância de manter os funcionários motivados no ambiente organizacional

Crachás Modernos – Transformação no design de crachás

Como Crachás Inteligentes podem ajudar sua Empresa a ter Sucesso

Acesse Orçamentos Exxpress se quiser fazer um orçamento rápido. Estamos à sua disposição!