Como gerenciar uma equipe de maneira remota?

Em 2020, mesmo equipes que nunca trabalharam remotamente estão começando a adotar um modo de operação à distância.

No entanto, o trabalho remoto vem com seu conjunto único de desafios e, se você nunca os abraçou antes, pode se encontrar lutando mais do que esperava.

Preparamos este artigo com algumas dicas de como gerenciar uma equipe de maneira remota.

1. Certifique-se de que eles tenham o que precisam

Trabalhar em casa (ou mesmo em um café ou parque) é muito diferente de trabalhar em um escritório, principalmente no que diz respeito ao equipamento que você pode ou não ter.

Para ter certeza que sua equipe faça o melhor trabalho, garanta de que todas elas tenham as ferramentas necessárias para o ótimo desempenho: computadores competentes, internet rápida e todos as ferramentas e itens essenciais para a produção, como contatos com agências de marketing, como a planejador web.

2. Comunique-se todos os dias com os funcionários

Trabalhar de casa pode ser um pouco estranho, os funcionários podem se sentir um pouco isolados com isso. Certifique-se de tentar imitar a sensação da comunidade ao trabalhar remotamente.

Dedique algum tempo a cada semana ou a cada dia para ficar em contato (dependendo do tamanho de sua equipe). Faça ligações para a equipe e também para um a um e incentive grupos menores e indivíduos a se comunicarem frequentemente. 

Certifique-se de que suas emoções e intenções também estejam claras, usando gifs e emoticons em seus bate-papos. Você pode pensar que isso parece pouco profissional, mas, na verdade, tornar a comunicação muito mais fácil e agradável.

3. A confiança é mais importante do que nunca

Confiar que alguém realizará seu trabalho enquanto trabalha em um escritório é uma coisa, confiar que eles farão o mesmo remotamente é outra bem diferente.

Ao invés de ficar obcecado por quem está trabalhando, em quais horas e se eles estão trabalhando, tente manter a confiança e acreditar que todos farão tudo a seu tempo. Não questione seus funcionários sobre suas horas de trabalho ou produtividade, e não imponha tempo rigoroso e controle de tarefas sobre eles.

4. Comece a medir resultados ao invés de processos

Embora os processos sejam extremamente importantes, ao trabalhar remotamente, o que importa é mais o resultado.

Deixe seus funcionários remotos trabalharem em seu próprio tempo e em seus próprios termos. É possível dedicar algumas horas de expediente quando todos devem estar presentes e atentos para facilitar a comunicação e medir resultados. Mas, em geral, deixe que todos descubram como funcionam melhor.

Concentre-se nos resultados do trabalho de alguém, e não em quantas horas ela precisava para chegar lá.

5. Enfatize a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Converse com seus funcionários sobre a importância do descanso e relaxamento, ao invés de trabalhar sem parar. Ensine-lhes como é benéfico desligar-se do trabalho e buscar seus hobbies. Dessa forma, eles não cairão na armadilha de trabalhar horas extras, pensando que é isso que se espera deles.

Fale sobre como a maneira que acordamos afeta nosso dia ou a nocividade da luz azul antes de deitar, e fale sobre diferentes hábitos positivos que promovem um sono reparador.

6. Seja claro em todas as demandas de processos

Como você não está na mesma sala, comunicar suas mensagens de maneira eficaz se torna ainda mais importante. Anote os pontos principais do que deseja transmitir antes de atender a uma chamada e certifique-se de dizê-los da forma como os escreveu, de forma clara e sem improvisação.

Você não precisa deixar espaço para mal-entendidos. Você pode até escrever os pontos críticos de uma reunião e divulgá-los por e-mail ou armazená-los na nuvem, para que todos possam consultá-los quando necessário.

7. Elogie frequentemente seus funcionários

Os funcionários remotos muitas vezes podem se sentir um pouco excluídos e como se ninguém visse todo o seu trabalho árduo. Você pode facilmente remediar isso elogiando em momentos oportunos individualmente ou na frente de toda a equipe, em uma reunião do time. 

Conclusão

Fazer a gestão de equipes de forma remota pode ser um grande desafio, e você provavelmente cometerá alguns erros ao longo do processo. 

Siga os conselhos que citamos no artigo e você não terá problemas para treinar sua equipe e garantir que todos tenham o melhor desempenho.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *