Como tornar um ambiente colaborativo no trabalho?

O ambiente colaborativo é algo que você deve almejar se busca o crescimento da sua empresa. No mundo moderno dos negócios, colaboração é a palavra da moda. 

Richard Branson, um magnata dos negócios, disse uma vez: “Um negócio precisa ser envolvente, tem que ser divertido e exercitar a criatividade”. Hoje em dia, todos os líderes estão comprometidos em criar uma cultura de colaboração para colher seus benefícios.

O que é um ambiente colaborativo?

Trabalhar em um ambiente colaborativo significa fazer mais trabalho com mais rapidez, eficiência e motivação. É um processo por meio do qual um grupo de pessoas explora construtivamente suas ideias para procurar uma saída que seja muito mais ampla do que a visão limitada de uma única pessoa.

Com a tendência crescente de trabalho remoto e a geração millenials buscando flexibilidade para trabalhar, as equipes devem ser capazes de se comunicar, colaborar e compartilhar ideias com facilidade.

Importância do trabalho em equipe

Um ambiente colaborativo ensina o valor das equipes e mostra que: uma equipe é melhor do que um indivíduo. A mágica acontece quando um grupo de pessoas está trabalhando junto com confiança em direção a um objetivo. Quando você faz parte de uma equipe, pode realizar feitos incríveis, como:

  • Criar um ambiente amigável e leve de trabalho
  • Motivar a força de trabalho em um ambiente saudável
  • Incentivar a flexibilidade e, assim, permitir que a empresa responda às mudanças mais rapidamente
  • Melhorar a resolução de problemas desenvolvendo uma combinação de várias soluções e habilidades
  • Suportar uma forma empoderada de trabalho e mais autônoma
  • Promover uma estrutura mais linear e menos hierárquica
  • Incentivar o trabalho multidisciplinar
  • Promover a capacidade de resposta para uma mudança positiva
  • Definir a responsabilidade dentro da organização
  • Promover a sensação de realização 
  • Envolver e valorizar funcionários para um ambiente de trabalho motivado

Em suma, um ambiente colaborativo dá às equipes a autoridade para tomar decisões da maneira certa. 

Como construir um ambiente colaborativo no trabalho?

A questão é: como construir uma equipe colaborativa que cresce gradualmente? O que deve ser feito para capacitar as equipes colaborativas? Leia as dicas abaixo para construir um local de trabalho colaborativo para realização de tarefas complexas.

Etapa 1: identifique os pontos fortes de seus indivíduos

Em um ambiente colaborativo, torna-se muito importante ser realista sobre as vulnerabilidades de cada um. Em sua missão de implementar esse ambiente, comece construindo equipes em torno de indivíduos que se complementam. Uma pessoa compensa as deficiências de outra pessoa. 

Você será capaz de delinear facilmente qual membro da equipe estará contribuindo para qual parte, combinando-os com as tarefas apropriadas que se adaptam aos seus pontos fortes. Essas dicas de gestão podem te ajudar a identificar isso. 

Etapa 2: estabeleça expectativas realistas e esclareça metas

Com expectativas realistas e claras na equipe, eles serão mais capazes de se concentrar nas tarefas e participar da tomada de decisões. Juntos, a equipe tem a oportunidade de compartilhar suas ideias e obter apoio para as mesmas. Como esclarecer os objetivos para cada membro da equipe?

  • Revise suas funções
  • Verifique suas responsabilidades
  • Esclareça suas expectativas
  • Permita aprendizagem cruzada

Etapa 3: utilize ferramentas de colaboração

Um ambiente colaborativo necessita de ferramentas adequadas que suportem esse formato. Empresas como a Bosch, que empregam software de colaboração online, criam um ambiente para colaborar melhor. A tecnologia de colaboração baseada em nuvem permite que as empresas acessem dados de qualquer local para garantir que as pessoas colaborem em uma plataforma comum. As equipes podem compartilhar arquivos simultaneamente, comunicar-se em tempo real e ter uma troca mais interativa e aproximada. 

Etapa 4: incentive a mente aberta

O local de trabalho moderno tem pessoas de várias origens e experiências de vida. Dê a cada um deles a chance de manter a mente aberta para suas ideias. Aborde cada situação de forma única com uma perspectiva diferente. 

Com indivíduos compartilhando suas experiências juntos, isso cria uma sensação de segurança na equipe, além de resultar em funcionários motivados dispostos a contribuir. Isso oferece uma abordagem respeitosa ao trabalho, impactando positivamente o desempenho geral.

Etapa 5: recompense a inovação

Para criar uma cultura de inovação, a organização precisa fazer da inovação uma questão de capital humano. Você pode priorizar a inovação vinculando-a ao sistema de recompensa da empresa. A inovação é a chave para manter a vantagem competitiva nas indústrias em crescimento. Faça com que os funcionários se sintam valorizados a partir do seu pensamento inovador.

Etapa 6: comemore o sucesso das equipes publicamente

Não se esqueça de comemorar o sucesso de sua equipe e o desempenho. O sucesso não significa necessariamente lucros, mas por exemplo, quando alguém atinge um objetivo. Leve a equipe para almoçar ou peça uma pizza no escritório. Motive-os a compartilhar sua história de sucesso de forma a fazer a diferença. É mais provável que isso aumente sua confiança e os deixe mais inspirados a contribuir mais para a equipe. 

Etapa 7: apoie um forte senso de comunidade

Em um ambiente colaborativo, é muito importante compartilhar um senso de comunidade onde os funcionários se sintam seguros e apoiados. Ninguém quer fazer parte de uma equipe na qual se sintam deixados de lado. Isso destrói todo o significado de trabalhar em equipe e torna impossível realizar qualquer coisa significativa. 

Etapa 8: divulgue as tarefas e os responsáveis

Você não pode fazer tudo sozinho e, claro, não pode ter as mesmas pessoas aparecendo o tempo todo. Quando você começa a delegar as tarefas, as pessoas se sentem estimuladas, pois sentirão que suas ações trarão impacto na organização. Com isso, estarão mais motivadas a integrar a equipe e mostrar seus esforços. 

Fonte: https://www.proofhub.com/articles/collaborative-working-environment

https://www.entrepreneur.com/article/302126

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *