Entenda a importância de manter os funcionários motivados no ambiente organizacional

Sabemos que, o sucesso de uma empresa está totalmente relacionada à capacidade e produtividade dos funcionários que atuam nela.

Por isso, cada vez mais gestores têm se preocupado com seus funcionários, e os que ainda não conseguiram entender isso, infelizmente estão tendo grandes prejuízos.

Manter uma equipe engajada pode ser um tanto desafiador, já que estamos em um mundo cheio de distrações.

O rendimento de uma equipe é responsabilidade tanto daqueles que fazem parte da empresa, quanto do próprio gestor. Cabe ao gestor ou líder criar ações para motivar seus funcionários.

Ter uma equipe motivada e produtiva pode trazer diversos benefícios para a empresa. Mas, o grande desafio é descobrir como manter uma equipe motivada.

Confira agora!

O que é motivação?

Antes de entendermos a importância da motivação, precisamos explorar o que de fato significa isso.

Basicamente, a motivação é um estímulo que impulsiona uma pessoa a realizar uma ação. É uma espécie de combustível que nos leva a ter certas atitudes, geralmente o cumprimento de uma tarefa.

A motivação pode surgir dentro de diversos contextos, por exemplo, quem fica horas em uma fila para comprar um ingresso?

Existe uma motivação para isso, ou seja, um motor estimulante. No entanto, a motivação pode surgir tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Para melhor compreensão, podemos separar o conceito de motivação em duas partes:

Motivação Intrínseca

A motivação intrínseca ou interna, é aquela em que o estímulo surge da própria pessoa. Ela está ligada aos gostos, as habilidades e até ao caráter.

Por exemplo, uma pessoa que deseja aprender a cozinhar ou tocar um instrumento, fazer um tratamento de clareamento consultório ou até mesmo um implante dental.

Motivação Extrínseca

Já a motivação extrínseca, ao contrário da intrínseca, é a motivação externa. É a motivação, em que surge do ambiente.

Em outras palavras, é o estímulo que nem sempre está no controle da pessoa, mas, impacta em suas ações e decisões. Geralmente, está ligada a questões como recompensas, status e premiações.

Após explicar ambos os conceitos, é possível perceber como a motivação pode surgir de diversas áreas. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois ela pode acontecer por um bom estímulo ou ruim, quando está relacionada ao medo e tensão.

Por isso, procure sempre motivar sua equipe com respeito e alegria, ao invés de ameaças e medo. Quando isso acontece, pode trazer efeitos totalmente reversos.

Porque devo motivar os funcionários?

A motivação é extremamente importante para uma empresa, por meio dela podemos ter diversos benefícios.

Entre elas, estão:

  • o aumento da produtividade dos funcionários;
  • melhora do ambiente organizacional;
  • aumento da lucratividade ;
  • retenção de talentos;
  • redução das taxas de rotatividade;
  • atração de novos talentos;
  • promoção de uma cultura organizacional saudável.

Diante de tantos benefícios, resolvemos separar algumas dicas para que você consiga motivar os seus funcionários, e ter resultados ainda melhores. Veja agora

Dicas de como motivar os seus funcionários

Conheça sua equipe

Para motivar uma pessoa precisamos saber quais são os gatilhos que as movem. Por isso, o primeiro passo é conhecer quem são as pessoas que trabalham com você.

É preciso enxergar o seu funcionário como um cliente, pois dessa forma há uma preocupação ainda maior com o seu bem-estar e satisfação.

Lembre-se que os funcionários são os maiores embaixadores da sua marca, por isso, fazer com que eles tenham uma boa experiência e acreditem no que fazem, é um passo fundamental.

Melhore a autoestima da sua equipe

Para motivar uma equipe, é preciso atentar-se a como eles se comportam. Por isso, é fundamental que o gestor saiba quais são as características de cada profissional.

Saber reconhecer quais são suas qualidades, é um grande diferencial para motivar uma pessoa.

Sabemos que, a jornada profissional pode ser longa, pois, muitos ainda não se encontram em seu “lugar ideal”. Por isso, muitos deles acabam se frustrando e isso é perfeitamente normal, mas cabe o gestor mostrar a essa pessoa se ela está seguindo o caminho certo ou o que precisa ser melhorado.

Lembre-se que, um bom líder é aquele que mostra o melhor caminho. Faça com que seus funcionários sintam-se importantes e valiosos.

Imagine que você tenha passado por um tratamento de aparelho ortodôntico transparente, e um belo dia, alguém repara e faz um elogio. Consegue imaginar qual é a sensação?

Deve ser muito boa, depois de todos os esforços. O mesmo deve acontecer em sua equipe, por isso, promova uma cultura de elogios e recompensas. Estabeleça metas diárias e reconheça os esforços, mesmo quando pequenos.

Bem-estar do funcionário

Um dos passos mais importantes dentro de uma empresa, e que infelizmente é negligenciado por muitas empresas, é o zelo pelo bem estar do funcionário.

E uma das maneiras de promover isso, é reconhecendo o potencial de cada profissional e oferecendo oportunidades de crescimento.

Além disso, é válido disponibilizar benefícios que possam facilitar e trazer uma qualidade de vida melhor para o seu funcionário. Isso pode ser feito com coisas simples, como oferecer um vale alimentação, convênio hospitalar e odontológico.

Esses tipos de benefícios podem evitar estresses e desgastes, como um funcionário que deseja realizar um procedimento dentário e perde horas pesquisando quanto custa um implante dentário, por exemplo, pois não têm convênio.

Os benefícios não devem de nenhuma maneira ser enxergados como gastos, e sim, como um investimento com retorno a longo prazo.

Ambiente equilibrado = funcionário motivado

Por fim, é importante criar um ambiente leve de trabalho, pois ele possui grande impacto na motivação de uma equipe.

Dependendo das áreas, ter um ambiente com muitos ruídos e distrações, pode ser algo prejudicial. Já em outros casos, esse fator já não possui grande impacto.

Por isso, é importante entender como o seu negócio funciona, e como é o estilo de cada equipe. Ter esse conhecimento facilitará no momento do mapeamento de uma empresa.

Algumas vezes, uma equipe pode estar improdutiva apenas pelo ambiente que ela está situada.

Mas, o ambiente não está relacionado apenas a questões estruturais. É preciso que o gestor tenha uma atenção especial e promova um ambiente leve entre os colegas e em todas as atividades, sejam elas coletivas ou não.

Manter um ambiente equilibrado, com uma equipe saudável e uma empresa que reconhece seus funcionários, oferece uma qualidade de vida melhor e ainda proporciona oportunidades de crescimento, não é fácil, porém, pode ter certeza que será um grande diferencial e trará vantagens competitivas.

Agora que você já sabe a teoria, está na hora de colocar a mão na massa!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *